blended learning
21 ago, 2020

Blended Learning, mais do que uma tendência, uma necessidade

A pandemia, e a consequente necessidade de distanciamento físico entre as pessoas, trouxe um desafio adicional para as organizações. As organizações precisam continuar proporcionando desenvolvimento aos seus colaboradores e líderes para poderem melhor lidar com todos estes desafios e em um mundo que mudou, empresas estão mudando e o aprendizado corporativo também precisa mudar. Embora tragam vantagens para o aprendizado, treinamentos presenciais trazem um risco inerente à proximidade física por tempo prolongado. Neste cenário, abordagens de Blended Learning se firmam como uma alternativa efetiva e segura.

Blended Learning, ou aprendizado misto, é uma abordagem já utilizada na educação formal e corporativa que mescla metodologias síncronas e assíncronas. Isto permite obter vantagens das duas abordagens, gerando sinergia e promovendo um melhor aprendizado e retenção de conteúdo.

Metodologias síncronas são as que aluno e professor estão sincronizados ao mesmo tempo para interação em tempo real. Presencialmente ou à distância por uma videochamada, a interação sincronizada permite o diálogo e debate. Permite também que o instrutor adapte a maneira como transmite o conteúdo de acordo com a reação dos alunos. Já metodologias assíncronas são aquelas em que o conteúdo é transmitido e absorvido sem a interação em tempo real, como vídeos, leituras, áudios e comunicação não instantânea.

A capacitação e educação precisam se adaptar ao formato estritamente online. Entretanto, sabemos que a interação online, por ser contraintuitiva e não ser “nativa” ao ser humano pode trazer uma dificuldade adicional ao aprendizado. Eventos presenciais podem ter até 8 horas de duração em um dia mas é impensável fazer um evento online síncrono tão longo ou assistir a 8 horas de treinamento em vídeo. Assim, para um melhor aprendizado por parte dos alunos, a maneira como os eventos síncronos são realizados e conteúdos assíncronos são disponibilizados precisam levar em consideração as restrições de uma experiência Blended Learning exclusivamente online.

 

Recomendações para Blended Learning exclusivamente online

  • Eventos síncronos com no máximo 2 horas de duração: assim como recomendado para reuniões presenciais, a duração de um evento síncrono online não deve exceder 2 horas de duração. A atenção das pessoas começa a se dispersar a partir de cerca de 50 minutos de duração. Com mais de 2 horas existe uma grande probabilidade do público ficar extremamente disperso, e é válido fazer um intervalo breve ao final da 1ª hora do evento.
  • Qualidade técnica importa: Não é necessário uma produção de cinema, mas é importante que o áudio e vídeo do instrutor sejam de boa qualidade. Ruídos do ambiente, microfone chiado ou câmera de baixa resolução prejudicam a experiência dos alunos. O mesmo vale para a gravação dos vídeos. Eles devem permitir a captura dos gestos do instrutor, aprimorando a comunicação. É recomendado a todos, mas mandatório para o instrutor, que a conexão à internet seja feita em cabo ao invés de rede sem fio para uma maior estabilidade.
  • Textos curtos e objetivos: Instrutores de ensino à distância precisam ser objetivos em como apresentam conteúdo, não há espaço para longos textos ou longas voltas para apresentar um conceito. A ideia é otimizar o tempo dos alunos e manter sua atenção, um texto excessivamente longo pode causar o oposto.
  • Vídeos com legendas: Plataformas como a Udemy ou Hotmart permitem a criação automática de legendas em vídeo. Não são perfeitas, alguns erros acontecem neste automatismo, como confundir a palavra “dos” com o numeral “dois”, mas ainda assim tornam o vídeo acessível a quem tem dificuldade de audição.

 

Blended Learning traz ainda outros benefícios para o aprendizado e para as organizações

  • Aproveitamento: a natureza dos eventos síncronos online permite mais facilmente fazer, por exemplo, 4 encontros semanais de 1,5  ao invés de 1 encontro presencial de 6 horas. A recorrência dos eventos permite aos participantes colocar em prática os conceitos apresentados no evento e retornar para debater os resultados no próximo evento. Fazer eventos mais curtos e frequentes melhora o aproveitamento do tempo quando comparado com longos eventos presenciais de 1 encontro somente.
  • Flexibilidade: mesclar conteúdo assíncrono com eventos síncronos permite fazer com que um treinamento seja realizado com uma maior flexibilidade de horário do que um evento presencial. Parte do tempo de um evento presencial é dedicado à transmissão de conteúdo, que no modelo Blended Learning é feito através de vídeos e leituras que podem ser realizados no ritmo da pessoa. Assim, os eventos ao vivo ficam destinados na sua maior parte para interação e debate, otimizando o tempo que os participantes devem reservar de suas agendas.
  • Redução de custos: eventos online dispensam custos que por muitas vezes encarecem o evento sem necessariamente impactarem o aprendizado, como passagens, hospedagens, estacionamento, refeições, e locação de salas ou equipamentos.

 

Novos tempos demandam um novo olhar e abordagens de educação corporativa, de forma a permitir a continuidade do treinamento e desenvolvimento de profissionais. Provemos soluções de educação corporativa customizada através do Blended Learning, para empresas e profissionais. Veja mais nesta apresentação e entre em contato!