Liderança humanizada
04 jun, 2025

Liderança humanizada: o poder de se importar

Em um mundo com cada vez mais pressa, metas desafiadora e distrações constantes, uma habilidade fundamental está sendo negligenciada: a capacidade de notar as pessoas. Sim, algo aparentemente simples como notar as pessoas pode ser a chave para aumentar o engajamento, a produtividade e a satisfação das equipes. Neste post você vai entender por que notar as pessoas é uma competência essencial de liderança e como aplicá-la na prática para ter uma liderança humanizada.

O Que Significa “Notar”?

Notar é mais do que ver ou observar. Trata-se de prestar atenção genuína aos detalhes da vida e do trabalho das pessoas ao seu redor, reconhecendo suas emoções, esforços e necessidades. Para que tenhamos empatia com os outros é preciso, em primeiro lugar, notá-las. Neste outro post abordei a origem e os 3 níveis de empatia.

Notar é fazer com que o outro se sinta visto, lembrado e importante.

A relação entre ser notado e estar engajado

De acordo com dados desta pesquisa da Gallup de 2025, o engajamento profissional está no menor nível da década. Enquanto empresas investem bilhões em programas de bem-estar, 70% dos colaboradores continuam desengajados. O motivo? Apenas 39% acreditam que são valorizados como pessoas no ambiente de trabalho.

Quando as pessoas se sentem invisíveis, perdem a motivação. Nesse sentido, notar as pessoas é o primeiro passo para que o líder construa um ambiente onde cada um se sente importante, e consequentemente, aumente o engajamento das pessoas.

Três dicas práticas para se tornar um líder que nota as pessoas
1. Aproveite os Encontros Que Já Acontecem

Em primeiro lugar, não é preciso marcar mais reuniões ou criar eventos adicionais. Use melhor os momentos que já existem: o início da chamada online, uma conversa no corredor, o intervalo entre compromissos. Momentos informais constroem conexões reais.

2. Use palavras que demonstrem essa observação

Frases como “percebi que você…” ou “notei algo sobre você…” ou ainda “tenho visto que você…” mostram que você está atento. Dessa forma você fortalece a confiança e gera reciprocidade.

3. Faça perguntas de forma significativa

Evite clichês como “tudo bem?”. As pessoas percebem que você está só perguntando de forma protocolar, ainda mais se você só tiver este tipo de conversa com as pessoas. Prefira perguntas abertas como: “O que tem exigido mais de você hoje?” ou “No que posso ajudar esta semana?”. Perguntas intencionais geram respostas relevantes.

Dica Extra: Monitore Emoções e Energia

Uma técnica simples é o check-in de cores: verde (estou bem), amarelo (estou estressado), vermelho (estou sobrecarregado) que as pessoas podem alterar em um objeto em sua mesa ou mesmo no status online. Isso ajuda a mapear o clima emocional do time sem invadir a privacidade. A liderança humanizada depende de conseguir mapear mais rapidamente o estado emocional geral da equipe.

Conclusão: A Liderança Humanizada começa no olhar

Se você quer se tornar um líder melhor, comece por onde quase todos esquecem: note as pessoas ao seu redor. Veja de verdade. Seja genuíno. Pergunte com interesse. Celebre pequenas conquistas. Demonstre cuidado.

Dessa forma, sua equipe irá entender ao longo do tempo que você as nota e se preocupa com elas. Com isso, aumentará seu senso de pertencimento bem como seu engajamento.

Por fim, liderar é menos sobre dizer o que fazer e mais sobre fazer o outro se sentir visto e valorizado. E isso começa na sua próxima interação.


Eu trabalho desenvolvendo pessoas há vinte e cinco anos, e desde 2013 atuo como Trainer, Mentor e Coach profissional. Minha abordagem é pragmática e acima de tudo focada nos resultados do cliente, sem misticismos ou promessas milagrosas. Entre em contato para conversarmos sobre seus desafios e como eu poderei ajudar!

Luiz Azeredo Costa

Fonte: “Great leaders make people feel noticed” – Zach Mercurio on HBR