Tiktokização
05 fev, 2024

A tiktokização do desenvolvimento de soft skills

A tiktokização chegou no desenvolvimento comportamental. Acompanhe meu raciocínio.

Os resultados das organizações dependem das ações de pessoas. Estas ações são realizadas através de comportamentos.

Logo, ações de treinamento e desenvolvimento comportamental são cruciais para que as pessoas possam continuamente entregar melhores resultados.

No entanto, tenho visto uma “tendência” de substituir treinamento e desenvolvimento comportamental (soft skills) por “pílulas” ou “drops”.

Por exemplo, ao invés da empresa fazer um treinamento estruturado de Liderança, faz vídeos de 2 minutos sobre o tema, envia para todos da empresa e torce pra dar certo.

Uma espécie de “TikTokização” do desenvolvimento comportamental.

Como esta TikTokização impacta o desenvolvimento de soft skills?

Sou um entusiasta de tecnologia. Acredito que treinamentos online gravados podem contribuir para despertar o interesse no assunto ou mesmo permitir um pontapé inicial em uma determinada habilidade ou comportamento.

Entretanto, um vídeo de 2 minutos não substitui a interação e o debate entre as pessoas, a prática dos conceitos no “ambiente de laboratório” do treinamento nem a experiência de um facilitador experimentado.

Uma antiga frase da ASTD (Sociedade Americana de Treinamento e Desenvolvimento) diz:

“Telling ain`t training”. Dizer não é treinar.

Vídeos de 2 minutos podem ajudar? Sim.

É o suficiente? De forma alguma.

É como querer entrar em forma e somente cortar o açúcar do cafezinho. Ajuda mas não resolve.

Por fim, as empresas precisam ter desenvolvimento comportamental continuado para obter resultados cada vez melhores. Não adianta fazer em um ano e ficar oito sem fazer nada.

É como querer emagrecer correndo uma maratona mas nunca mais fazer exercício. Também não resolve.

Tecnologia é acessível a todas as organizações. Linhas de financiamento também. O que não é abundante são profissionais competentes, capacitados e motivados.

Talento humano nunca foi um diferencial tão competitivo como nesta era que estamos somente adentrando.

Em conclusão, não vejo possibilidade real de uma empresa ter sucesso no longo prazo sem investir continuadamente em desenvolvimento comportamental de seus profissionais. Será atropelada pelos concorrentes que assim o fizerem.


Eu trabalho desenvolvendo pessoas há mais de vinte anos, e desde 2013 atuo como Mentor e Coach profissional. Tive a oportunidade de trabalhar com Executivos, Gerentes, Coordenadores, mas também com estagiários, profissionais liberais e empreendedores, de segmentos tão variados quanto TI, agronegócio, indústrias, startups, logística, entretenimento online e construção civil. Minha abordagem é pragmática e focada nos resultados do cliente, sem misticismos ou promessas milagrosas. Entre em contato para conversarmos sobre seus desafios e como eu poderei ajudar!

Luiz Azeredo Costa