Iniciativa The Good Work Alliance do Fórum Econômico Mundial
27 mar, 2024

Good Work Alliance do Forum Econômico Mundial

Good Work Alliance é uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial que agrega empresas visionárias de diferentes segmentos para a criação e aplicação de práticas de trabalho mais resilientes, produtivas, igualitárias e centradas nas pessoas.

Os desafios atuais das organizações e trabalhadores nunca foram tão grandes. Avanços tecnológicos, transição energética, disponibilidade, atração e retenção de talentos são alguns dos desafios que as empresas e profissionais têm diante de si. Para muitas organizações, redesenhar suas práticas de gestão de pessoas se tornou imperativo.

Abrangência da Good Work Alliance

Fazem parte da Good Work Alliance mais de 40 grandes empresas de 15 segmentos de atuação que juntas empregam mais de 2 milhões de pessoas.

Esta iniciativa visa promover boas práticas sobre a organização da força de trabalho, bem como contribuir com ferramentas, orientações e suporte para sua implementação.

O que é o Good Work?

O Good Work é definido através de seis pilares que fornecem uma abordagem estruturada para direcionar estratégias de força de trabalho.

  1. Promover justiça salarial: Salários justos combatem a pobreza e desigualdade, bem como impulsiona o dinamismo econômico. Priorizar justiça salarial é benéfico não somente para os trabalhadores mas fortalece a economia.
  2. Desenvolver tecnologias de forma responsável: Tecnologia precisa ser desenvolvida e implantada levando em consideração fatores como acesso, design e resultados equitativos. Somente assim se garante a melhoria da qualidade dos empregos junto ao incremento da produtividade.
  3. Prover flexibilidade e proteção: Empresas devem prover flexibilidade e proteção para todos trabalhadores, inclusive terceirizados e freelancers. Flexibilidade permite um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, enquanto a proteção serve para garantir a segurança dos trabalhadores nos casos de vulnerabilidade e imprevistos.
  4. Garantir saúde e bem estar: Uma força de trabalho saudável traz ganhos de produtividade e para economia como um todo, além de garantir dignidade e propósito para os trabalhadores, bem como auxilia as empresas na retenção dos profissionais.
  5. Direcionar diversidade, equidade e inclusão: Práticas de DEI (diversidade, equidade, inclusão) criam ambientes de melhor desempenho, inovação e sucesso empresarial.
  6. Nutrir empregabilidade e cultura de aprendizado: Criar uma cultura de aprendizado passa por incentivar uma mentalidade de desenvolvimento entre os trabalhadores e um ambiente onde as pessoas são incentivadas a aprender e aprimorar sua empregabilidade.

Para se aprofundar mais sobre a Good Work Alliance, acesse este white paper.

Case: Novo Nordisk

A Novo Nordisk é uma empresa farmacêutica global que faz parte da Good Work Alliance. Ela tem se dedicado a promover ações de inclusão para garantir diferentes pontos de vista na empresa, que por sua vez pode incrementar a inovação necessária em seu segmento.

Em níveis organizacionais mais altos, a Novo Nordisk busca promover a diversidade, assegurando que suas equipes reflitam a ampla gama de talentos e perspectivas disponíveis. Dessa forma, a empresa realiza treinamentos regulares de sensibilização e inclusão para garantir que todos os funcionários estejam alinhados com os valores da empresa e preparados para lidar com questões relacionadas à diversidade.

Essas práticas não apenas beneficiam os funcionários diretamente envolvidos, mas também fortalecem a cultura corporativa e impulsionam a inovação. Ao criar um ambiente de trabalho inclusivo, a Novo Nordisk promove a equidade, constrói uma base sólida para a colaboração e a criação de soluções criativas e eficazes.

Veja mais detalhes deste e outros cases aqui

Por quê é importante conhecer a Good Work Alliance

Esta iniciativa do Fórum Econômico Mundial conta com grandes empresas de variados segmentos. Assim, conhecer seus cases é um benchmark importante para organizações que buscam aprimorar as condições e práticas de gestão de pessoas. Adicionalmente, a Good Work Alliance fornece seu framework para que outras organizações tenham um guia para definir como conduzir seus projetos internamente.


Eu trabalho desenvolvendo pessoas há mais de vinte anos, e desde 2013 atuo como Trainer, Mentor e Coach profissional. Minha abordagem é pragmática e focada nos resultados do cliente, sem misticismos ou promessas milagrosas. Entre em contato para conversarmos sobre seus desafios e como eu poderei ajudar!

Luiz Azeredo Costa