Líderes efetivos se fazem 3 perguntas
06 jan, 2024

Líderes efetivos se fazem 3 perguntas

Líderes efetivos se fazem 3 perguntas constantemente, pois estão atentos às situações e problemas que vivenciam, e mesmo quando sob pressão continuam a se questionar para melhor lidar com os desafios ao mesmo tempo que desenvolvem suas equipes.

Já se sabe que liderar envolve saber fazer boas perguntas. Entretanto, melhor ainda é saber fazer boas perguntas a si mesmo. Listo abaixo 3 perguntas que acredito serem vitais para uma boa liderança:

1️⃣ “O que eu não estou vendo nesta situação”

Esta pergunta parte da crença que não se sabe tudo, nem sobre um dado assunto ou uma situação. Ao acreditar que não sabe tudo, e logo, precisa saber, o líder faz mais perguntas às outras pessoas para ampliar seu próprio entendimento e das demais pessoas.

Por outro lado, ao acreditar que não está vendo tudo, o líder evita se apressar em tomar uma decisão e envolve mais pessoas para ampliar seu entendimento. Com isto o líder permite que novos pontos de vista sejam consultados e amplia a possibilidade de soluções inovadoras.

2️⃣ “O que nós precisamos aprender enquanto equipe?”

Pessoas aprendem ao resolver problemas e tomar decisões. Pode ser uma melhoria de processo, uma nova abordagem para um problema antigo, uma nova tecnologia, uma mudança no ambiente ou regras de negócio, independentemente da natureza, aprendizados são obtidos. O líder efetivo garante a replicação dos aprendizados a toda equipe, à várias equipes, ou à organização.

Dessa forma, quando está diante de um problema, ou imediatamente sua solução, se faz esta pergunta. Em seguida, o líder parte para a ação. Seja em conversas individuais, reuniões em equipe, ou mesmo programando workshops e treinamentos, o líder atua para garantir que os aprendizados obtidos no dia a dia sejam compartilhados entre todas as equipes e também documentados para futura consulta.

3️⃣ “Qual é a orientação/feedback que preciso dar agora E depois?”

Esta pergunta leva a 2 consequências. A primeira é que durante a resolução de um problema sempre é necessário dar orientações e feedback (além de ouvir os outros, claro). O líder efetivo fornece orientação e feedback durante as situações para garantir que os resultados sejam os melhores possíveis.

A outra consequência é que este aprendizado, orientação ou feedback imediato pode ser insuficiente. O líder avalia ainda durante a situação a necessidade de um aprofundamento maior posterior. O líder resolve o problema agora, orienta no momento presente, e se prepara para o momento posterior. Dessa forma mantém o foco na solução do problema agora e em aprofundar o aprendizado futuramente.

Conclusões

Líderes efetivos se fazem 3 perguntas (e outras mais), pois buscam aprender constantemente e dividir este aprendizado, tanto de forma imediata mais sucintamente, quanto no futuro de forma mais estruturada. Dessa forma garantem a melhoria contínua do desempenho da sua equipe, bem como resultados cada vez mais consistentes.


Eu trabalho desenvolvendo pessoas há mais de vinte anos, e desde 2013 atuo como Mentor e Coach profissional. Tive a oportunidade de trabalhar com Executivos, Gerentes, Coordenadores, mas também com estagiários, profissionais liberais e empreendedores, de segmentos tão variados quanto TI, agronegócio, indústrias, startups, logística, entretenimento online e construção civil. Minha abordagem é pragmática e focada nos resultados do cliente, sem misticismos ou promessas milagrosas. Entre em contato para conversarmos sobre seus desafios e como eu poderei ajudar!

Luiz Azeredo Costa