Vieses WYSIATI
09 maio, 2023

WYSIATI – o que você vê é tudo que há

WYSIATI é um dos principais aprendizados que tirei do livro Rápido e Devagar, do Daniel Kahneman. WYSIATI significa what you see is all there is (o que você vê é tudo que há).

 

Seres humanos tomam decisões enviesadas

Seres humanos fazem seu juízo de valor, analisam situações, e tomam decisões embasados naquilo que conseguem ver, nos dados que dispõem. Entretanto, o problema é que estes dados muitas vezes não são representativos da realidade. Isto frequentemente leva uma pessoa a ter uma percepção incorreta de uma situação pois ela tem um viés que não condiz com os fatos.

No livro, Kahneman cita pesquisas que comparam respostas de pessoas antes e depois de serem expostas a determinados dados. Por exemplo: pergunta-se para pessoas qual é percentual do risco que elas acreditam correr de sofrer um acidente aéreo. Os números são baixos. Entretanto, após um acidente aéreo ser muito veiculado na mídia estes números aumentam significativamente.

Estar exposto a uma informação, dado ou situação, muda a sua percepção. No caso acima, o risco de acidente aéreo não aumenta por causa de 1 acidente, mas a sua percepção sim.

Dessa forma, o que conseguimos ver condiciona nossa percepção e consequentemente nossa decisão. Não há como fugir desse viés, faz parte da arquitetura do nosso cérebro. Este é o pensamento Rápido, do título do livro. É a resposta mais automática do nosso cérebro de acordo com as informações que já dispomos de um assunto.

 

Como contornar o WYSIATI e aprimorar a tomada de decisões?

Podemos, no entanto, melhorar nossa tomada de decisão com um importante hábito. Precisamos estar sempre atentos ao fato de que todos temos vieses, e constantemente fazer algumas perguntas a nós mesmos, como:

“O que eu não estou vendo dessa situação?”

“O que eu preciso saber para ampliar minha visão sobre este assunto?”

“Quais são os possíveis pontos de vista diferentes do meu?”

“Será que estou errado?”

 

Dessa forma, ao questionarmos a nós mesmos, estamos exercitando nosso cérebro (o neocortex, em especial o córtex pre frontal) a parar e pensar no assunto. Esse é o pensamento Devagar. Conjugar o pensamento rápido (intuição) com o pensamento devagar (análise) nos ajuda a mitigar decisões erradas por conta de vieses incorretos devido à nossa exposição ou não a fatos ou informações.

 

O bom e velho parar e pensar.

 


Eu atuo desenvolvendo pessoas há mais de vinte anos, e desde 2013 atuo como Mentor e Coach profissional. Tive a oportunidade de trabalhar com Executivos, Gerentes, Coordenadores, mas também com estagiários, profissionais liberais e empreendedores, de segmentos tão variados quanto TI, agronegócio, indústrias, startups, logística, entretenimento online e construção civil. Minha abordagem é pragmática e focada nos resultados do cliente, sem misticismos ou promessas inverossímeis. Entre em contato para conversarmos sobre seus desafios e como eu poderei ajudar!

Luiz Azeredo Costa